A Reforma Tributária do Consumo consiste na simplificação e modernização do sistema tributário brasileiro, que será implementado em um período de transição entre 2026 e 2033, através da substituição dos atuais ICMS, ISS, PIS e COFINS por um IVA Dual composto pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) federal e pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) estadual/municipal, fundamentado nos princípios da não cumulatividade plena e da tributação no destino.
A classificação dos produtos para o IVA Dual em operações de venda deve ser feita de forma individual. Isso pode ser feito no cadastro do produto e na tela de classificação fiscal.
Na aba dados fiscais selecione a aba Federal conforme a imagem abaixo:

Cada produto pode ser classificado de forma diferente conforme o destinatário da venda.
Com esta ferramenta podemos selecionar vários produtos e alterar os dados do IVA. No exemplo abaixo vemos as colunas do IVA, para alterar selecione os itens e clique em "Alterar dados fiscais"

Também é possível exportar em uma planilha, para alteração externa e depois tem a opção de importar. Para isso selecione apenas as colunas do IVA, isso pode ser feito selecionando o padrão da Market para isso:

Depois clique em exportar os dados:

As demais movimentações feitas com os produtos devem ter a sua classificação feita no cadastro de movimentações, conforme o exemplo abaixo:

Caso não informar uma classificação no cadastro da movimentação, a nota fiscal será emitida com a classificação padrão informada no cadastro do produto.
Foi preparado um Notebook para facilitar as consultas nas notas técnicas, tabelas fiscais e artigos relacionados. Para acessar clique aqui.
Você também pode escutar um resumo em formato Podcast clicando aqui.
Gestor \ Fiscal
Escrito por Josué Diniz Lourenço e revisado por Josué Diniz Lourenço em 19/12/2025.
Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/935