Novo lançamento de custódia de Cheque

Configurar parâmetros

O novo lançamento de custódia consiste em lançar os cheques agrupados por data de vencimento, possibilitando o débito automático na conta caixa (302 - Conta padrão do sistema Market Gestor) do cliente. Para realizar o novo modo de lançamento de custódia, é necessário habilitar um parâmetro disponível em Sistema -> Parâmetros -> Gerais -> 04 - Receber -> 06 - Cheque pré-datado conforme imagem listada abaixo:

 

Descrição dos parâmetros

 

Lançamento de custódia

Após configurar os parâmetros para lançamento de custódia, basta acessar o menu Receber -> Pré-datado -> Custódia -> Custódia e selecionar os cheques a disposição:

Ao clicar em "Gravar", será iniciado o lançamento de custódia de acordo com os parâmetros habilitados acima. Caso o parâmetro "Nova forma de lançamento de custódia" estiver habilitado será efetuado o lançamento com cheques agrupados pela data de vencimento. A seguir temos um exemplo da tela que será exibida após iniciar o processo.

Ao gravar será lançado os cheques para custódia, se o parâmetro "Débito automático na conta caixa no lançamento de custódia" não estiver marcado, não será efetuado o débito em nenhum tipo de conta e somente será realizado o crédito na conta escolhida. Após lançar os cheques será possível consultar os movimentos que foram efetuados em Bancos -> Consulta movimento.

Por meio deste menu é possível consultar todos os movimentos realizados. Cada registro realizado pela nova forma de lançamento de custódia, terá um número equivalente ao movimento no campo "Cheques". Ao clicar no número "37" conforme a imagem acima, será possível visualizar todos os cheques de acordo com a data de vencimento.

 


Gestor \ Cheque

Escrito por Giovane Santiago Leacina e revisado por Giovane Santiago Leacina em 29/07/2021.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/364