Uma assinatura (feita de caneta num documento) é um meio de validar um documento. Documentos só tem validade quando assinados e muitos deles precisam ter a assinatura em si validada (como firma reconhecida no cartório), de forma a comprovar que ela não é falsa.
Uma assinatura digital é basicamente a mesma coisa, só que ao invés de usarmos tinta, usamos bytes. Tem a finalidade de informar ao Windows que aquele programa é válido e não vai prejudicar o sistema operacional.
Para saber se um executável da Market está assinado, basta abrir as propriedades no Windows Explorer e verificar se existe a aba "Assinaturas Digitais". Veja o exemplo abaixo:
Se o programa tem assinatura digital, você pode verificar se ele é válida, ou seja, se o Windows reconhece esse certificado, basta clicar no botão detalhes.
Veja no exemplo abaixo, o Gestor.exe está assinado, mas o Windows não reconhece essa "assinatura digital". O que fazer neste caso? Veja próximo tópico.
4. O instalador de certificados digitais do Windows irá iniciar:
5. Vá seguindo até a solicitação da senha. Coloque a senha padrão de certificado da Market. Veja com a equipe de desenvolvimento qual é essa senha.
6. Nesta etapa, você deve selecionar a opção de baixo e após clicar no botão "Procurar", selecione a opção "Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis":
7. Confirme o aviso de segurança e a instalação estará concluída:
Vá na pasta onde há um executável da Market, como Gestor.exe e abra as Propriedades > Assinaturas Digitais > Detalhes. Deverá aparecer como assinatura digital válida, conforme a imagem abaixo:
Observação: A instalação do certificado deve ser feita em todos os computadores que vão rodar o executável, mesmo que seja pela rede.
Sistema operacional \ Windows
Escrito por Flavio Junior e revisado por Flavio Junior em 10/05/2025.
Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/707