Cadastro custo e venda da carcaça e seus rendimentos

O sistema Market Gestor disponibiliza uma ferramenta que centraliza o faturamento dos rendimentos da carcaça. Ela pode ser acessada em 3 locais do sistema:

  1. Entrada de mercadoria: Selecione o item carcaça, no cadastro da entrada e clique na opção visível abaixo da tela chamada Rendimentos da carcaça. (Menu: Estoque -> Entradas -> Eletrônica/Manual)
  2. Consulta das últimas entradas: Selecione o corte ou a carcaça na consulta e clique na opção visível abaixo da tela chamada Rendimentos da carcaça. (Menu: Estoque -> Produto -> Preços -> Últimas entradas)
  3. Cadastro de preços dos produtos: Sempre que selecionar um corte ou uma carcaça, terá a opção Rendimentos da carcaça abaixo da tela. (Menu: Estoque -> Produto -> Preços -> Manutenção)
  4. Consulta gerencial: Clique com o botão direito do mouse sobre o item e selecione a opção Rendimentos da carcaça ou use a tecla de atalho Shit+F2.  (Menu: Estoque -> Produto -> Consulta gerencial)

Durante a entrada de mercadoria será possível selecionar uma desossa para dar entrada no saldo dos rendimentos da carcaça e também alterar o percentual de rendimento e valorização dos cortes. Nos demais locais onde essa ferramenta está disponível será possível alterar também os dados da venda dos cortes.

Confira abaixo um exemplo e a explicação das suas principais funcionalidades:

( 1 )  Desossa

Cada carcaça pode ter uma ou mais desossas cadastradas. Selecione nesse local a desossa que será utilizada como base para fazer as alterações.

( 2 )  Lojas

Lojas que terão o custo e a venda dos seus cortes alterados. Útil para aplicar a alteração em várias lojas ao mesmo tempo.

( 3 )  Simular entrada da carcaça

Informe uma quantidade de quilos de uma carcaça para simular como ficarão os rendimentos da carcaça e seus custos. Esta quantidade não será salva e pode ser manipulada livremente. Nessa parte da tela também será possível abrir o cadastro de custo e venda da carcaça, clicando no botão com uma calculadora, à direita.

( 4 )  Rendimentos da carcaça

Relação dos cortes primários e secundários da desossa selecionada. Passe o mouse sobre cada coluna para saber mais sobre cada uma das informações apresentadas. Altere as informações diretamente na grade, toda coluna editável estará com um fundo branco.

( 5 )  Opções adicionais

Abaixo temos a opção de abrir o cadastro da desossa, útil para adicionar ou remover cortes. Também temos a opção de atualizar a valorização dos cortes, que recalcula a coluna %Valorização dos cortes primários.

 

Métodos de formação do custo dos cortes

O cadastro do produto carcaça possui um atributo que influencia diretamente na formação do custo dos cortes, é o método de formação do custo dos cortes, conforme indica a imagem abaixo:

As opções disponíveis são:

NENHUM
1-CALCULAR VALORIZAÇÃO AUTOMATICAMENTE COM BASE NO PREÇO DE VENDA
2-INFORMAR MANUALMENTE A VALORIZAÇÃO DOS CORTES
3-FIXAR O MESMO CUSTO DA CARCAÇA EM TODOS OS CORTES

Se for indicado a opção NENHUM, o sistema não irá atualizar o custo dos cortes na entrada da carcaça, nos demais casos essa atualização dos cortes é feita automaticamente após a confirmação.

As opções 1 e 2 calculam o custo dos cortes com base em um percentual de valorização que pode ser alterado manualmente. A diferença é que a opção 1 indica que o sistema deve recalcular esse percentual com base na venda, sempre que for dado entrada na carcaça.  Este cálculo é o mesmo explicado no item 5 acima.

Já a opção 3 replica o mesmo custo da carcaça a todos os cortes.

 

 


Gestor \ Açougue

Escrito por Josué Diniz Lourenço e revisado por Rafael de Oliveira em 03/12/2021.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/621