Sou optante pelo simples nacional e em alguns produtos, ao formar o preço, o percentual de imposto é diferente do informado no cadastro da loja?

No cadastro da loja todos os meses é atualizado o percentual de imposto do simples nacional ( menu Cadastros -> Lojas -> Manutenção), mas este percentual é composto por vários outros relativos a cada tipo de tributo que foi simplificado.

Note na imagem abaixo que no mesmo local onde se informa o "%Total" do imposto do simples, também é informado o percentual relativo ao PIS,COFINS, ICMS entre outros.

Por isso, quando o produto for cadastrado como ST ( substituição tributária ) o percentual relativo ao ICMS será retirado do imposto do produto. Também quando o PIS/COFINS do produto for cadastrado como tributável por substituição tributária, o percentual relativo ao PIS e COFINS será retirado do percentual total que é utilizado na formação de preço do produto.

Exemplo:

O imposto do simples nacional de uma loja foi cadastrado com os seguintes dados:

%Total: 10.00

%ICMS: 4.00

%IPI:3.00

%PIS/PASEP: 2.00

%COFINS:1.00

Quando for formar o preço de um produto que estiver cadastrado como substituição tributária, o imposto do simples nacional será o valor total 10.00% menos o percentual referente ao imposto do ICMS de 4.00%, resultando em  6.00%.

 


Gestor \ Preço

Escrito por Josué Diniz Lourenço e revisado por Daniel da Silva Diniz em 14/12/2017.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/119