Como cadastrar o CEST de todos os produtos?

Vamos sitar aqui 4 formas de cadastrar o CEST dos produtos:

  1. Cadastrar o CEST de um produto
  2. Selecionar diversos produtos e alterar o CEST deles
  3. Importar o CEST automaticamente de todos os produtos utilizando o seu NCM
  4. Importar o CEST com base no arquivo da acessoria tributária

 

Cadastrar o CEST de um produto

Abra o cadastro do produto (menu: Estoque -> Produto -> Manutenção) e na aba "Dados fiscais" e "Figura ICMS", informe o CEST no campo "Código CEST".

 

Selecionar diversos produtos e alterar o CEST deles

Entre no menu "Estoque -> Produto -> Diversas rotinas -> Manutenção de dados dos produtos" consulte os produtos e selecione os que deseja alterar, logo abaixo será possível selecionar o atributo CEST do produto e informar o valor desejado para os itens selecionados.

 

Importar o CEST automaticamente de todos os produtos utilizando o seu NCM

No menu "Estoque -> Produto -> Classificação fiscal dos produtos -> Importar CEST" está disponível uma ferramenta para importar o CEST dos produtos automaticamente com base no CONVÊNIO ICMS 92, DE 20 DE AGOSTO DE 2015 e suas atualizações. Em produtos que não for possível determinar o CEST automaticamente, o sistema solicitará ao usuário que identifique o CEST correto com base na descrição do convênio, para isso será apresentado as opções possíveis.

Para utilizar a consulta basta acessar o menu, clicar em "1 - Remover CESTs antigos" e depois em "2 - Iniciar importação dos CESTs novos", conforme indica a imagem abaixo

NOTA: Para que o cadastro do CEST esteja correto é fundamental que o NCM do produto esteja cadastrado corretamente.

AVISO: A Market Automações não se responsabiliza por informações tributárias do produto, esta ferramenta é para auxílio do usuário que deve se certificar que o cadastro do produto está com todas as informações tributárias cadastradas e corretas.

 

Importar o CEST com base no arquivo da acessoria tributária

Caso tenha o módulo de importação das tributações via arquivo de assessorias tributárias, este arquivo já está aceitando o CEST.

Para utilizar basta incluir no arquivo Excel a coluna CEST e importar o arquivo normalmente utilizando o menu "Estoque -> Produto -> Classificação fiscal dos produtos -> Importar/Exportar classificação"

 

 

 


Gestor \ Cadastro de Produtos

Escrito por Josué Diniz Lourenço e revisado por Josué Diniz Lourenço em 22/04/2018.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/78