Falha na consulta de CEP do Cadastro Base

Sintomas

Após informar o CEP e pressionar ENTER, ou clicar o botão da consulta ao lado da edit, o sistema retorna uma mensagem de erro. Por exemplo: "Falha no download do recurso especificado. Line: 0"

Causa

Bloqueio de segurança no acesso ao webservice utilizado pelo Gestor


O Gestor utiliza o webservice do site https://viacep.com.br para obter o endereçamento dos CEPs informados no cadastro base (clientes, fornecedores, etc.) O sistema informa alguns parâmetros na URL para obter um arquivo XML como retorno, contendo os dados do logradouro, bairro, cidade, entre outros.

Dependendo da configuração de segurança da internet do computador onde o Gestor está rodando, podem ocorrer bloqueios ao site, ou ao download do arquivo XML que ele retorna. O bloqueio é mais comum quando o SO é Windows Server.

Faça o seguinte: Abra o Internet Explorer (tem que ser o IE, não use outro navegador!) e acesse o site https://viacep.com.br.

  1. O site não abriu: adicione o endereço à lista de sites seguros na configuração de segurança da internet.
  2. O site carregou corretamente, mas no Gestor continua o erro: acesse as configurações avançadas do Internet Explorer e:
    • Marque a opção "Usar TLS/SSL";
    • Desmarque a opção "Não salvar páginas criptografadas em disco".

IMPORTANTE! Mesmo que ocorra erro na consulta do CEP, é possível continuar o cadastro normalmente, informando os dados do endereço manualmente.

Abaixo um print do site ViaCEP carregando corretamente:

Fonte: https://www.devmedia.com.br/forum/erro-ao-carregar-xml-pelo-componente-txmldocument-urgente/573760


Gestor \ Cadastro

Escrito por Rafael de Oliveira e revisado por Hallan Serafim Pagani em 25/04/2024.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/632