Como cadastrar produtos com venda a granel? Por exemplo milho.

Caso não tenha a opção do cliente comprar uma saca inteira, basta cadastrar o produto com o tipo de venda BALANÇA e vender normalmente como um dos produtos pesáveis.

No entanto, muitos dos produtos vendidos a granel também tem a opção do cliente comprar a saca inteira, se esse for o caso siga os passos descritos nesse artigo.

Vamos usar o exemplo do milho:

1-Cadastre o produto a granel principal

No cadastro do produto (menu Estoque -> Produto -> Manutenção)  cadastre o produto principal que em nosso caso será o "MILHO GRÃO", indicando no campo Tipo de venda A GRANEL conforme imagem abaixo:

2-Cadastre o produto saca granel

Inicie um novo cadastro e dessa vez no campo Tipo de venda informe SACA GRANEL, e nos campos sobre a embalagem informe o tipo FD e no campo Qtd.Embalagem informe quantos quilos de milho cada saca possui. Note um exemplo na imagem abaixo:

Na aba VÍNCULOS informe o produto a granel principal e se o custo e a venda será atualizado automaticamente, note um exemplo na imagem abaixo:

Com este cadastro será possível fazer movimentações com o produto saca como um produto normal e em cada uma delas será lançado 50 quilos no produto a granel principal. Exemplo, ao vender um produto 24325 ( item 2 ) será lançado uma venda de 50 quilos no produto 1164 ( item 1).

3-Cadastre um produto para representar o item principal com algum beneficiamento ( opcional )

Pode ocorrer do produto principal ser modificado e necessitar de um controle separado, por exemplo se o milho for moído. Nesse caso cadastre conforme o exemplo abaixo:

3.a - Cadastre o produto como A GRANEL com o tipo de embalagem KG

3.b - Vincule esse produto ao produto principal, conforme o exemplo abaixo:

Nesse caso a mesma quantidade vendida no produto 1167 ( item 3) será movimentada no produto principal 1164 ( item 1), mas teremos o controle da venda do milho moído separadamente. Note que temos a opção de não manter o mesmo preço entre os produtos vinculados e praticar um preço diferenciado no milho moído.

 

 

 

 

 


Gestor \ Cadastro de Produtos

Escrito por Josué Diniz Lourenço e revisado por Josué Diniz Lourenço em 13/12/2019.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/397