Leitura do código de barras de balança retorna produto errado

Sintomas

Quando escaneado ou digitado um código de barras de balança, de uma etiqueta emitida pelo sistema da Market, em um campo para identificação do produto, não é retornado o produto que está na etiqueta, mas um outro totalmente diferente.

Causa

Provavelmente, a configuração da balança está diferente de quando a etiqueta foi impressa ou a etiqueta foi emitida em uma loja diferente da que está realizando a consulta.


Acesse os parâmetros de geração de preço e revise a configuração da balança para a loja que está consultando o produto. A coluna "Tamanho código" contém o número de dígitos utilizado no código de barras para identificar o código do produto no Market Gestor.

Para acessar esses parâmetros vá até Sistema -> Parâmetros -> Gerais -> 02 - Estoque -> 04 - Geração de preço.

Suponha que o código de barras impresso na etiqueta seja "2031630010310", e que o "Tamanho código" nos parâmetros de balança seja 5. Você pode comparar visualmente se o código que está na etiqueta é compatível com a configuração atual da seguinte forma: 

  1. O primeiro dígito de um código de barras de balança é sempre "2";
  2. A partir do segundo dígito, conte 5 números para a direita; no exemplo, você vai obter "03163";
  3. Ignore os zeros à esquerda e você obterá o código do produto no Gestor: 3163;
  4. Abra o cadastro de produtos e digite esse número no campo "Código".

O produto exibido no cadastro deverá ser exatamente o mesmo da etiqueta. Caso contrário, tente ajustar a configuração da balança nos parâmetros para que correspondam ao que está na etiqueta.

ATENÇÃO! A configuração da balança é por loja, ou seja, pode não ser possível ler numa loja a etiqueta emitida em outra.

IMPORTANTE! Não altere as configurações da balança se não tiver pleno conhecimento do que está fazendo!


Gestor \ Produtos

Escrito por Rafael de Oliveira e revisado por Flavio Junior em 10/07/2018.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/247