Entrada de NF-e do Simples dando divergência de regime com o cadastro do fornecedor

O que fazer quando ao lançar uma NF-e de um fornecedor do simples nacional ocorre a mensagem;

 

Exemplo:

"Esta entrada é do fornecedor 6530 que não está cadastrado como simples nacional, altere seu cadastro para continuar com a entrada"

 

Passo 1 - Primeiramente deve verificar se o fornecedor realmente permanece no regime do simples nacional, para saber se a nota esta correta, ou se precisa ajustar o cadastro no sistema. Para isso pode consultar a situação do fornecedor pelo site do SINTEGRA (http://www.sintegra.gov.br/) ou entre em contato com o mesmo.

 

Passo 2 - Se o fornecedor faz parte do regime do Simples nacional, deve-se verificar a validade do cadastro do simples nacional no cadastro do mesmo, no menu: "Cadastros -> Base -> Fornecedor -> Manutenção" na aba "Geral" sub-aba "Documentos" conforme imagem abaixo;

Tela de cadastro do fornecedor

 

Passo 3 - Se o campo estiver em branco, o cadastro do fornecedor esta como regime lucro real, deve-se informar uma data de validade do cadastro, para que o sistema reconheça que o fornecedor é do simples nacional. Se a data informada no campo, é uma data anterior a atual, deve-se informar uma posterior, para que o cadastro volte a valer como do simples nacional.


Gestor \ Entrada

Escrito por Reinaldo e revisado por Rafael Warmling em 24/05/2020.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/409