Nesse artigo vamos ver como controlar a validade dos produtos recebidos dos fornecedores.
Para determinar que um produto deve ter a sua validade controlada pelo sistema, basta preencher o campo indicado na imagem abaixo:
Nesse campo deve ser informado a quantidade mínima aceitável para uma data de validade.
NOTA: É possível desativar a conferência das validades nos parâmetros do coletor. Confira se este parâmetro não está habilitado.
Para alterar vários produtos ao mesmo tempo, selecione eles e utilize a opção indicada abaixo:
Em alguns casos o fornecedor pode oferecer mercadorias com um desconto maior por ele estar mais próximo do vencimento. Nesses casos, no pedido do produto informe a menor data de validade aceita durante a negociação com o fornecedor. Isso pode ser feito no campo indicado na imagem abaixo:
Quando for informado um valor no campo "Dias Val." ele vai substituir o que está no cadastro do produto, mas somente para as entradas que estiverem atendendo esse pedido.
Após ter habilitado a conferência das validades conforme os itens acima, o coletor irá solicitar a menor validade desses produtos. Caso for recebido produtos com validades diferentes, deve sempre ser informado a menor validade encontrada durante a conferência cega.
Na consulta de cargas recebidas temos alguns campos para monitorar o recebimento da validade:
Nos itens temos os seguintes campos:
Dt.Validade: Data de validade do item conferido. Caso tenha mais do que uma validade o conferente deve informar a menor validade.
Dt.Menor validade aceita: Menor data de validade aceita conforme cadastro do produto e seu pedido.
Validade recusada: Indicativo de que a validade do item conferido foi recusada por ser menor que o campo Dt.Menor validade aceita.
Esta consulta trata cada carga recebida de forma individual, caso a carga tiver itens com validade recusada uma restrição será gerada. Se a decisão for aceitar a entrada da mercadoria será necessário utilizar a opção "[F4] Liberar carga com diferenças".
Sempre que liberar as diferenças encontradas na conferência cega, os itens ficarão pendentes de devolução:
Para resolver essa pendência nesse menu será possível gerar uma devolução automaticamente dos itens com validade recusada ou excluir as pendências do fornecedor. Para excluir o usuário precisa ser vinculado ao comprador da carga pelo cadastro do comprador.
O usuário que excluiu a pendência vai ficar registrado na carga e pode ser consultado no menu "Menu: Estoque -> Entradas -> Carga recebimento" campo "Usuário excluiu pendência".
Para monitorar de forma mais ampla todos os produtos recebidos utilize esta consulta explorando todas as suas opções de filtro. Para monitorar recebimentos em andamento utilize a opção "Somente cargas em aberto", caso for consultar períodos maiores talvez a opção "Somente última entrada" vai gerar um resultado melhor para analisar os itens de forma individual. Note um exemplo na imagem abaixo:
Note que temos um item sinalizado em azul claro que foi recebido abaixo do mínimo cadastrado, isso ocorreu porque foi permitido pelo Pedido conforme o item 1.2 mencionado acima.
A coluna "Dias Mín. Validade" será preenchida com o número de dias mínimo que foi definido no cadastro do produto. Já a coluna "Dt. Menor Validade", será preenchida com a menor data de validade inserida no processo de conferência cega.
A coluna "Dt. Menor Validade" também apresenta uma cor gradual conforme a classificação de risco dos produtos conforme a legenda abaixo:
A vencer: A partir da data atual o(s) produto(s) está/estão a vencer.
Próximo do vencimento: A partir da data atual o(s) produto(s) está/estão em um intervalo maior, mas próximo(s) do vencimento.
Distante do vencimento: A partir da data atual o(s) produto(s) está/estão distante(s) do vencimento.
Gestor \ Produtos
Escrito por Josué Diniz Lourenço e revisado por Matheus Leandro Ferreira em 30/04/2025.
Prévia de compras no modelo (Análise de Compra Lojas e CD)
Como preencher a tag xPed na emissão de notas pelo Market Gestor?
Cálculo de vencimento de produtos
Sugestões de compras e automatização no lançamento dos pedidos
Qual é a origem da quebra que aparece no relatório da Curva ABC?
Como adicionar uma margem (%) de diferença permitida entre o custo do pedido e o custo da entrada?
Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/782