Como cadastrar chip de celular com recarga?

Em alguns casos o fornecedor envia o chip de celular e sua recarga padrão, em itens separados na nota fiscal. Segue abaixo um exemplo:

Se for esse o seu caso, temos duas opções para o cadastro de venda do chip para celular:

 

1 - Cadastrar como produto kit ( Recomendado )

Para esta opção vamos cadastrar 3 novos produtos:

  1. COMBO CHIP RECARGA OPERADORA: Produto Kit. A venda na frente de caixa deve ser feita com este produto.
  2. CHIP OPERADORA: Adicione uma unidade desse produto no cadastro do produto kit. A entrada do chip deve ser feita nesse produto.
  3. RECARGA R$ 10,00 OPERADORA: Adicione uma unidade desse produto no cadastro do produto kit. A entrada da recarga deve ser feita nesse produto. 

O cadastro do produto kit deve ficar conforme o exemplo abaixo:

O custo do produto Kit será atualizado automaticamente conforme as entradas forem feitas em seus dois produtos. Note um exemplo abaixo de como ficará a composição do valor de venda:

 

Como se trata de um produto kit, precisamos destacar dois pontos:

1 - Os itens CHIP e RECARGA serão listados no cupom fiscal, por isso pode ser necessário ajustar o preço de venda deles, isso pode ser feito na aba ITENS conforme exemplo abaixo:

 

2 -  O processo de montagem deve ser feito logo após dar entrada da mercadoria, informe a quantidade total do item na nota fiscal. Isso pode ser feito no menu Estoque -> Produto -> Kit/Cestas promocionais -> Separação e montagem.

 

2 - Cadastrar como produto vinculado

Para esta opção vamos cadastrar 3 novos produtos:

  1. CHIP + RECARGA OPERADORA (Entrada): Produto principal. A entrada do chip deve ser feita nesse produto. Deixe sem valor de venda para este item não ir para a frente de caixa.
  2. RECARGA OPERADORA (Entrada): Vincule ao produto principal com a quantidade embalagem igual a 1. A entrada da recarga deve ser feita nesse produto. Deixe sem valor de venda para este item não ir para a frente de caixa.
  3. COMBO CHIP RECARGA OPERADORA: Vincule ao produto principal com a quantidade embalagem igual a 2. A venda na frente de caixa deve ser feita com este produto. Também deixe este produto vinculado como principal, assim o saldo e as estatísticas serão apresentadas de forma mais clara.

Com esta opção o custo do produto 3 deve ser atualizado manualmente, isso pode ser feito no menu: Estoque -> Produto -> Formular custo manualmente.

Para vincular os produtos ao produto principal, no cadastro dos produtos secundários utilize o campo indicado na imagem abaixo:


Gestor \ Produtos

Escrito por Josué Diniz Lourenço e revisado por Hallan Serafim Pagani em 15/05/2022.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/671