Série da NFe: Conheça a sua importância e aprenda como configurá-la

Uma das partes obrigatórias para a emissão fiscal é a série da NFe que segue um padrão definido pela Secretaria da Fazenda. A série da NFe auxilia no controle das emissões de notas e identificação do tipo de emissão. A numeração sequencial segue uma série de normas e padrões pré-estabelecidos e é de extrema importância que os contribuintes estejam por dentro delas.

O que é a série da NFe?

A série da NFe é um número sequencial que define a numeração da nota e no caso de empresas que utilizam mais de uma série facilita a identificação do grupo de notas a que pertence tal série.

Dessa forma a série da nota serve para controle das emissões e identificação do modo de emissão. Atualmente abriu-se a possibilidade (por LEI) de existirem números de séries distintos ao mesmo tempo para a emissão de notas, facilitando o controle das emissões.

Como utilizar dois (ou mais) números de séries ou alterar o número de série já existente?

Como dito anteriormente, foi dada a permissão a partir do Ajuste SINIEF 08/09 para a utilização de dois ou mais números de séries distintos paralelamente. Ou seja, é possível um número de série para cada tipo de operação, por exemplo, série 1 para notas de entrada e série 2 para notas de saídas.

No sistema Market Gestor para alterar a série é muito simples, basta entrar no cadastro da loja acessando o menu Cadastros -> Lojas -> Manutenção e ir de encontro a aba Modelo/Série, conforme imagem listada abaixo:

 

 

Clicando no botão ADICIONAR uma nova linha será apresentada, podendo definir as novas informações, tais como Modelo, Serie, Formulário e Ativação. Conforme exemplo abaixo:

 

Vale ressaltar que a série, de acordo com a secretaria da fazenda, pode ir de 1 a 999. Porém as séries de 890 a 899 e 900 à 999 são de uso exclusivo da SEFAZ e o sistema não deixará serem acrescentadas.

                                          

Para fazer a ativação definitiva desta nova série, deve-se então acessar o menu Cadastros -> Fiscal -> Modelo/série -> Grupo modelo/série e defini-la na seguinte tela:

 

 

Vale ressaltar que por padrão o último número de série cadastrado é o que será apresentado no momento da emissão de uma nova nota. E para alterá-lo, quando existir mais de um número ativo, basta selecionar a opção conforme abaixo:

 

 


Gestor \ Nota fiscal

Escrito por Matheus Leandro Ferreira e revisado por Hariel de Souza em 17/11/2018.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/262