Configurar serviço de execuções da Market

A Market possui um serviço de agendamento de rotinas interno no sistema para auxiliar a execução de tarefas diárias sem a necessidade de agendamento no próprio sistema operacional. Este serviço é instalado no "Serviços" do Windows. É executado sem a necessidade de logon no sistema, ou seja, ligando a máquina o serviço será inicíado.

Alguns pré-requisitos são necessários para instalação e configuração do MarketServiço, dentre eles:

Instalação e configuração

Deverá ser feita pela ferramenta localizada em um nível anterior a pasta do sistema MarketGestor. O nome do aplicativo de instalação é "MarketServicoInstalacao.exe". Ao executa-lo, será solicitado:

  1. Pasta de instalação. Deverá ser a pasta anterior a pasta do sistema MarketGestor;
  2. Host/IP e nome do banco de dados. Necessário para criar o arquivo de acesso ao banco de dados (market.config.xml);
  3. Usuário e senha de acesso do Windows. Este OBRIGATORIAMENTE deverá ser um usuário com privilégios de ADMINISTRADOR.

Após efetuar a instalação, o usuário deverá acessar os serviços do windows para conferência do exito da instalação. Acessando Win + R e digitando "services.msc". Procure o serviço "MarketServico" e verifique se o mesmo está em execução. Caso não esteja, verifique os logs de instalação/configuração localizados na pasta do instalador ou tente iniciar o serviço manualmente.

Configuração dos agendamentos no sistema

Atráves do menu "Sistema -> Parâmetros -> Agendamento de rotinas", pode-se agendar rotinas para execução programada. O sistema já possui por padrão algumas rotinas pré agendadas, onde estas não deverão ser alteradas caso não haja conhecimento do mesmo sobre estes agendamentos. Algumas rotinas possuem além de virem pré iniciadas, permitem seu reset para horarios sugeridos pela Market:

IMPORTANTE

Ao efetuar os agendamentos pelo MarketServico, aqueles que foram efetuados no Windows deverão ser DESATIVADOS ou EXCLUÍDOS. Caso isso não seja feito, poderá acontecer travamentos por recursos em uso.


Gestor \ Configurações

Escrito por Daniel da Silva Diniz e revisado por Josué Diniz Lourenço em 15/12/2017.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/186