BACKUP - Configurações de horário durante o agendamento

Sintomas

Travamento dos processos do banco de dados

Causa

Mais de uma rotina sendo executada ao mesmo tempo durante o processo de backup


Hoje é possível configurar uma HORA_FIM para encerramento automático do BACKUP. Isso foi necessário para evitar travamentos no próprio PostgreSQL.
Como todos sabem, o processo de backup é feito pela ferramenta interna do próprio banco, chamada pg_dump.exe. Quando o processo é iniciado, o PostgreSQL faz um LOCK geral no banco para evitar que uma linha seja afetada e modificada durante sua criação. Por isso é de suma importância que o BACKUP seja executado em momentos de pouca operação no banco de dados.

Para configurar um término automático para o BACKUP, isto é, se o processo estiver demorando tempo de mais (o que pode ocasionar um travamento geral no banco), pode-se configurar uma HORA_FIM. Para taldeve-se acessar o menu: Sistema -> Parâmetros -> Agendamento de rotinas e modificar a tela conforme abaixo:

Fazendo os procedimento acima, se o backup ultrapassar as 02:00 horas (por exemplo), o pg_dump.exe será automaticamente encerrado e não impedirá que outros processos, como por exemplo o Inicia Dia, deixe de ser executado.

 

 


Gestor \ Geral

Escrito por Matheus Leandro Ferreira e revisado por Giovane Santiago Leacina em 27/07/2021.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/576