Promoções concorrência

Esse tipo de promoção serve para cobrar posteriormente do fornecedor as perdas financeiras geradas com o preço mais baixo. A classificação do preço como "Concorrência", indica que o preço mais baixo foi necessário devido ao preço praticado na concorrência. Após a venda desses produtos será possível consultar o valor da diferença entre o preço normal e o preço promocional, e gerar um título do contas a receber para cobrar do fornecedor o desconto que talvez tenha dado a concorrência.

Para criar uma promoção com esta classificação, acesse o menu "Estoque -> Produto -> Preços -> Manutenção" do sistema Market Gestor e informe o produto que deseja cadastrar a promoção. A imagem abaixo mostra um exemplo:

Para cadastrar a promoção temos que seguir os seguintes passos:

  1. No campo PREÇO escolha preço PROMOCIONAL ou PROMOCIONAL FIXO. A única diferença entre esses dois tipos é que as promoções fixas sobrepõem o outro tipo de promoção, caso forem cadastradas em datas semelhantes.
  2. No campo "Vl.Promoção" informe o preço promocional
  3. No campo "Tipo Promoção" selecione a opção Concorrência, conforme a imagem acima indica.
  4. Nos campos "Data Inicial" e "Data Final" informe o período em que a promoção estará ativa. Durante o processo de geração de preço o sistema irá alterar o preço do produto automaticamente com base neste período.

Gerar cobrança

Após o período de venda promocional com este tipo de classificação, para consultar o valor das diferenças entre o preço normal do produto e o promocional acesse o menu  "Estoque -> Vendas/saídas -> Consulta venda promocional" e selecione o tipo de promoção conforme imagem abaixo:

A coluna "Vl.Diferença Preço" irá mostrar a perda financeira que ocorreu por ter que vender o produto abaixo do preço normal, devido ao preço praticado na concorrência. Como este valor pode ser ressarcido pelo fornecedor, logo abaixo da consulta existe a opção "Gerar receber das promoções concorrência". Para utilizar esta opção consulte os itens de determinado fornecedor e clique nesta opção, conforme a imagem abaixo indica:

Note que a observação do título indica o motivo e o período utilizado na cobrança.

Curva ABC

Durante a análise da Curva ABC pode surgir algumas dúvidas referente ao motivo do preço de venda do produto, nesse caso basta utilizar a opção "Detalhes da venda" para observar a classificação da promoção, conforme a imagem abaixo indica:

Para acessar a Curva ABC acesse o menu: "Estoque -> Vendas/saídas -> Curva ABC com giro do estoque".

 


Gestor \ Preço

Escrito por Josué Diniz Lourenço e revisado por Flavio Junior em 26/04/2018.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/125