Promoções Pack

Este tipo de promoção também é um tipo de  Sell-out, mas com um funcionamento bem particular. O desconto não incide sobre todos os produtos mas somente na segunda caixa ou segunda unidade, dependendo de como a promoção for configurada. Vamos ver alguns exemplos durante este artigo.

Para criar uma promoção com esta classificação, acesse o menu "Estoque -> Produto -> Preços -> Manutenção" do sistema Market Gestor e informe o produto que deseja cadastrar a promoção. A imagem abaixo mostra um exemplo:

Para cadastrar a promoção temos que seguir os seguintes passos:

  1. No campo PREÇO escolha preço PROMOCIONAL ou PROMOCIONAL FIXO. A única diferença entre esses dois tipos é que as promoções fixas sobrepõem o outro tipo de promoção, caso forem cadastradas em datas semelhantes.
  2. No campo "Vl.Promoção" informe o preço promocional
  3. No campo "Tipo Promoção" selecione a opção Pack, conforme a imagem acima indica.
  4. Nos campos "Data Inicial" e "Data Final" informe o período em que a promoção estará ativa. Durante o processo de geração de preço o sistema irá alterar o preço do produto automaticamente com base neste período.
  5. Na parte NEGOCIAÇÃO COM O FORNECEDOR selecione o fornecedor que irá pagar a diferença de preço.
  6. Informe o valor do desconto por unidade vendida que o fornecedor irá ressarcir após a venda e a quantidade fracionada no pack. Por padrão o campo Qt.Pack tem o mesmo valor da quantidade de unidades de venda em uma caixa, que foi cadastrada no produto, mas este valor pode ser alterado conforma os exemplos abaixo:

PRIMEIRO EXEMPLO:

Esse produto possui 10 unidades em sua caixa dessa forma se o cliente realizar a compra de 4 caixas a frente de caixa realizará o seguinte registro:

ITEM 1 - CAFE TRES CORACOES   10 un X 7.40 =  74.00

ITEM 2 - CAFE TRES CORACOES   10 un X 6.90 =  69.00

ITEM 3 - CAFE TRES CORACOES   10 un X 7.40 =  74.00 

ITEM 4 - CAFE TRES CORACOES   10 un X 6.90 =  69.00

TOTAL = 286.00

Note que a primeira caixa passa com o preço normal mas a segunda com o preço promocional e assim sucessivamente.

 

SEGUNDO EXEMPLO:

Este produto possui 10 unidades em sua caixa, mas conforme vimos na imagem acima foi informado "1"  no campo "Qt.Pack", isso indica que não será necessário comprar uma caixa inteira para ativar a promoção. Com a configuração acima, caso o cliente realize a compra de 4 unidades a frente de caixa fará o seguinte registro:

ITEM 1 - CAFE TRES CORACOES   1 un X 7.40 =  7.40

ITEM 2 - CAFE TRES CORACOES   1 un X 6.90 =  6.90

ITEM 3 - CAFE TRES CORACOES   1 un X 7.40 =  7.40

ITEM 4 - CAFE TRES CORACOES   1 un X 6.90 =  6.90

TOTAL = 28,60

Note que a primeira unidade passa com o preço normal mas a segunda com o preço promocional e assim sucessivamente.

 

Gerar cobrança

Após o período de venda promocional com este tipo de classificação, para consultar o valor vendido e que o fornecedor deve ressarcir, acesse o menu "Estoque -> Vendas/saídas -> Resultado das promoções do fornecedor -> Pack".

Conforme a imagem acima indica, note os campos "Qt.Venda Pack"  e "Vl.Venda Pack" com o resultado da campanha. Abaixo da tela, conforme indicado na imagem acima, possui a opção de lançar no financeiro o valor que o fornecedor deve ressarcir.

 

O portador e tipo dos títulos do financeiro referente ao Pack devem ser configurados no menu "Sistema -> Parâmetros -> Gerais (Ctrl+Alt+P)" na sessão Estoque -> Alterações custo/venda -> PACK.

DRE

Os títulos do pack são lançados na carteira 18 que são vinculados automaticamente à conta 4, grupo 22 e subgrupo 5. O valor do pack será lançado como uma conta redutora do custo operacional.

 

Resultados

Para consultar as vendas com este tipo de promoção, acesse o menu "Estoque -> Vendas/saídas -> Consulta venda promocional" e selecione o tipo de promoção conforme imagem abaixo:

Além dessa consulta, durante a análise da Curva ABC pode surgir algumas dúvidas referente ao motivo do preço de venda do produto, nesse caso basta utilizar a opção "Detalhes da venda" para observar a classificação da promoção, conforme a imagem abaixo indica:

Para acessar a Curva ABC acesse o menu: "Estoque -> Vendas/saídas -> Curva ABC com giro do estoque".


Gestor \ Preço

Escrito por Josué Diniz Lourenço e revisado por Hariel de Souza em 17/11/2018.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/129