Promoções Sell-out

Podemos entender Sell-out como venda do canal para seus clientes, onde canal se refere ao supermercado. Os fornecedores não devem se preocupar somente em vender os seus produtos para o supermercado, mas também que os clientes estejam comprando eles.

Todas as estratégias que o fornecedor toma para ajudar o supermercado a vender suas mercadorias chamamos de Sell-out. Uma delas são as promoções do tipo Sell-out, onde o fornecedor cria um compromisso de garantir um determinado valor por unidade vendida de um produto, para que o estabelecimento baixe o preço e possa vendê-lo com mais facilidade.

Para criar uma promoção com esta classificação, acesse o menu "Estoque -> Produto -> Preços -> Manutenção" do sistema Market Gestor e informe o produto que deseja cadastrar a promoção. A imagem abaixo mostra um exemplo:

Para cadastrar a promoção temos que seguir os seguintes passos:

  1. No campo PREÇO escolha preço PROMOCIONAL ou PROMOCIONAL FIXO. A única diferença entre esses dois tipos é que as promoções fixas sobrepõem o outro tipo de promoção, caso forem cadastradas em datas semelhantes.
  2. No campo "Vl.Promoção" informe o preço promocional
  3. No campo "Tipo Promoção" selecione a opção Sell-out, conforme a imagem acima indica.
  4. Nos campos "Data Inicial" e "Data Final" informe o período em que a promoção estará ativa. Durante o processo de geração de preço o sistema irá alterar o preço do produto automaticamente com base neste período.
  5. Na parte NEGOCIAÇÃO COM O FORNECEDOR selecione o fornecedor que irá pagar a diferença de preço.
  6. Informe o valor da diferença por unidade vendida que o fornecedor irá ressarcir após a venda, conforme indica a imagem abaixo:

As informações acima são suficientes para o cadastro da promoção do tipo Sell-out.

Gerar cobrança

Após o período de venda promocional com este tipo de classificação, para consultar o valor vendido e que o fornecedor deve ressarcir, acesse o menu "Estoque -> Vendas/saídas -> Resultado das promoções do fornecedor -> Sell-out".

Conforme a imagem acima indica, note o campo "Vl.Tl.Sell-out" com o valor total da campanha e que abaixo da tela é possível efetuar o lançamento no financeiro do valor total do Sell-out.

 

O portador e tipo dos títulos do financeiro referente a Sell-out devem ser configurados no menu "Sistema -> Parâmetros -> Gerais (Ctrl+Alt+P)" na sessão Estoque -> Alterações custo/venda -> SELL-OUT.

 

DRE

Os títulos sell-out são lançados na carteira 18 que são vinculados automaticamente à conta 4, grupo 22 e subgrupo 5. O Sell-out será lançado como uma conta redutora do custo operacional.

 

Resultados

Para consultar as vendas com este tipo de promoção, acesse o menu "Estoque -> Vendas/saídas -> Consulta venda promocional" e selecione o tipo de promoção conforme imagem abaixo:

Além dessa consulta, durante a análise da Curva ABC pode surgir algumas dúvidas referente ao motivo do preço de venda do produto, nesse caso basta utilizar a opção "Detalhes da venda" para observar a classificação da promoção, conforme a imagem abaixo indica:

Para acessar a Curva ABC acesse o menu: "Estoque -> Vendas/saídas -> Curva ABC com giro do estoque".

 


Gestor \ Preço

Escrito por Josué Diniz Lourenço e revisado por Josué Diniz Lourenço em 23/04/2018.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/126