Resumo de títulos

Vamos explorar o botão Resumo, encontrado nas consultas de títulos do receber e do pagar.

 

Após aplicar a pesquisa de títulos, seja na consulta de emissões, vencimentos ou baixas no período, você pode ver um resumo geral dos títulos, clicando neste botão.

 

Vai abrir a tela do resumo, note.

 

Vamos focar neste momento no lado esquerdo da tela, onde temos o Resumo geral da pesquisa por loja. Neste local você pode clicar com o botão direto do mouse e filtrar por uma única loja.

 

Ou caso você decida visualizar o resumo de todas as lojas, você pode também usar o botão Expandir por loja, para assim ver o resumo total e também individual.

 

* Lembrando que o resumo é sempre em resposta aos filtros selecionados na parte superior da tela.

 

Aqui, você encontra uma ampla gama de filtros para personalizar sua pesquisa conforme suas necessidades específicas. Você pode aplicar os filtros diretamente durante a consulta de títulos, permitindo que o resumo seja gerado imediatamente com os mesmos critérios. Além disso, você tem a flexibilidade de ajustar e modificar os filtros diretamente nesta plataforma, agilizando ainda mais o processo de análise e obtenção de informações precisas.

 

 

Agora, direcionaremos nossa atenção para os dados apresentados no resumo, fornecendo comentários sobre o significado de cada linha. Essa abordagem nos permitirá compreender e interpretar de forma mais precisa as informações fornecidas.

 

Quantidade de títulos - Indica a quantidade total de títulos de acordo com os filtros pesquisados;

* Se você estiver na consulta de baixas de títulos, terá também a linha Quantidade de recebimentos - Quantidade total de recebimentos (Note que 1 título poderá haver mais de uma baixa em determinados casos).

Valor total de recebimentos - Montante total que foi recebido destes títulos;

Valor total de juros - Montante de juros total recebido destes títulos;

Valor total de desconto - Montante total de desconto concedido nestes títulos;

Valor total saldo em aberto - O montante total que permanece pendente e não foi quitado até o momento;

Média ponderada datas de emissão x vencimento - Calculada a partir das datas de emissão e de vencimento, esta média ponderada oferece uma visão ponderada do intervalo temporal entre a emissão e o vencimento de cada título;

Média ponderada datas de emissão x recebimento - Esta métrica pondera as datas de emissão e de recebimento para fornecer uma média que reflete o tempo médio decorrido entre a emissão e o recebimento dos títulos;

* Note que se a média de emissão x recebimento for maior que a média emissão x vencimento, significa que os títulos estão sendo recebidos com atraso.

Quantidade de títulos em aberto vencidos - O número de títulos que ultrapassaram sua data de vencimento e ainda não foram pagos;

Saldo dos títulos em aberto vencidos - O valor total dos títulos que ultrapassaram a data de vencimento e permanecem pendentes;

Média ponderada dos dias em atraso - Calculada a partir dos dias de atraso de cada título em aberto vencido, esta média ponderada oferece uma visão ponderada do tempo médio de atraso atual;

Quantidade de títulos recebidos na data de vencimento - O número de títulos que foram pagos exatamente na data de vencimento;

Valor recebido na data de vencimento - O montante total recebido exatamente na data de vencimento dos títulos;

Quantidade de títulos recebidos com antecedência - O número de títulos que foram pagos antes da data de vencimento;

Valor recebido com antecedência - O montante total recebido antecipadamente em relação à data de vencimento dos títulos;

Média ponderada de dias de antecipação - Calculada a partir dos dias de antecipação de cada título recebido antecipadamente, esta média ponderada oferece uma visão ponderada do tempo médio de antecipação;

Quantidade de títulos recebidos com atraso - O número de títulos que foram recebidos após a data de vencimento;

Valor recebido com atraso - O montante total recebido após a data de vencimento dos títulos;

Média ponderada de dias de atraso - Calculada a partir dos dias de atraso de cada título recebido com atraso, esta média ponderada oferece uma visão ponderada do tempo médio de atraso.

 

* Note que estamos exemplificando o resumo do receber, por isso a nomenclatura utilizada é título recebido. Caso for no pagar, você encontrará no resumo a nomenclatura título pago.

 

Agora que aprendemos toda a primeira parte do resumo, vamos para o lado direto da tela, onde encontramos duas abas principais.

Note que estamos na aba Gráfico.

 

Aqui você encontra o Top 5 clientes com maior valor e também o top 5 clientes com maior quantidade. (Ou top 5 fornecedores, caso for do pagar).

 

Apesar disto, este ranking não se limita apenas ao top 5, você também pode clicar com o botão direito do mouse e carregar mais registros, (Para ver o top 10, top 15, etc..).

Note também que não se limita apenas a clientes. Você pode visualizar o ranking de Clientes, Carteiras, Portadores, Tipos e se estiver na consulta do pagar, DRE.

Veja na imagem abaixo.

 

Use o painel localizado no lado direito para atualização e navegação entre os diversos gráficos disponíveis.

 

Note que a primeira opção é atualizar dados a cada. Aqui você defini um intervalo de tempo para atualizar os dados, ou seja, fazer uma consulta em tempo real no banco de dados (sem precisar reaplicar a pesquisa de forma manual).

Já a opção abaixo é a Transição gráfico a cada. Aqui você também defini um intervalo de tempo para o gráfico ir alternando de clientes para carteira, carteira para portador, etc...

 

Esta funcionalidade se torna ideal para manter em exibição durante o dia, podendo deixar em uma tela específica, permitindo assim o acompanhamento do fluxo financeiro diário.

Exemplo de uso: Quero acompanhar diariamente as vendas de cartão. Para isso, você defini como filtro o dia de hoje (parte superior da tela onde encontram-se os filtros) e no campo carteira, você defini a carteira 4 (cartões).

Após isso, você defini o intervalo de atualização e de transição (exemplo 1 minuto). Assim a cada 1 minuto, os dados são atualizados e o gráfico irá alternando de clientes para carteira, carteira para portador, e assim por diante...

 

Pronto! Basta deixar aberto em uma tela específica e visualizar durante o dia como está a movimentação de cartões. Ou qualquer outras movimentações, para isto, basta personalizar os filtros e focar em áreas específicas.

 

Agora, navegando para a próxima aba, encontramos a opção Resumo.

 

É semelhante ao gráfico já visto, porém aqui temos o resumo geral, não apenas o ranking. Navegue e veja o resumo entre Carteira, Portador, Tipo, Usuário e DRE caso estiver no pagar.

 

É importante destacar que o vencimento de cada título é sempre considerado em relação ao seu dia útil. Para ilustrar:


Gestor \ Receber

Escrito por Luiz e revisado por Hallan Serafim Pagani em 14/06/2024.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/830