PREVISÕES DE PAGAMENTO - NUNCA MAIS ESQUEÇA DE PAGAR UM TÍTULO DE DESPESA OPERACIONAL

PREVISÃO DE PAGAMENTOS – Destinada para o agendamento de previsões de pagamentos das despesas operacionais; ao baixar um título, o sistema cria automaticamente outro título, conforme a configuração do parâmetro do fornecedor em configuração de previsões de pagamento do fornecedor. Veja mais em "Cadastros -> Financeiro -> Previsão / Fornecedor -> Previsão".

COMO FAZER PARÂMETROS E TÍTULOS DE PREVISÕES DE PAGAMENTOS.

  1. Em “Cadastros -> Financeiro -> Previsão/fornecedor -> Previsão” criar parâmetro conforme as necessidades, com os seguintes dados: OBS.: Um mesmo parâmetro pode ser usado em um ou “N” fornecedores, desde que este parâmetro atenda às necessidades conforme os dados a seguir.
    1. Quantidade de meses de previsões;
    2. Dia do vencimento;
    3. % de Acréscimo sobre o último pagamento;
    4. Periodicidade. (normal é 30 dias; mesma data nos meses subsequentes.

       
  2. Em “Cadastros -> Financeiro -> Previsão/fornecedor -> Previsão por fornecedor” atribuir a cada fornecedor de despesas o parâmetro que atenda às suas necessidades. Obs.: na consulta, desmarcar a opção "Somente com previsões", para poder incluir fornecedores ainda sem previsões atribuídas.

     
  3. Depois de atribuir o parâmetro ao fornecedor, lançar um título no fornecedor, carteira 8,  que o sistema criará automaticamente a quantidade de títulos definido no ITEM 1.1 acima.
     
  4. Baixa de títulos da CARTEIRA 8 (PREVISÕES)
    1. Normalmente o valor agendado é diferente do valor real do título que está sendo pago e/ou baixado. Quando efetuamos a baixa de um título da CARTEIRA 8 não é necessário ajustarmos o seu valor antes da baixa. Basta baixar normalmente o título, informando no pagamento o valor real do título;
       
    2. Ao efetuarmos a baixa de um título da CARTEIRA 8, informando a valor real do título, o sistema faz o seguinte:
      1. Ajusta o valor do título igual ao valor real da baixa;
      2. Muda da carteira 8 para a carteira 7;
      3. Cria um novo título com base no parâmetro de previsões do fornecedor na carteira 8.

Gestor \ Pagar

Escrito por Hallan Serafim Pagani e revisado por Rafael de Oliveira em 25/11/2020.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/544