Cobertura do estoque

Cobertura do estoque é a previsão de quantos dias de venda o saldo atual das lojas suporta a demanda. 

No sistema Market Gestor essa informação pode ser facilmente obtida no menu "Estoque -> Pedidos -> Consulta cobertura do estoque".

Existem algumas opções para se chegar a previsão da venda, escolha conforme a necessidade no campo "Base P/ Cálculo", as disponíveis são:

Detalhes de pedidos e entradas pendentes

Para obter detalhes de de pedidos pendentes e entradas pendentes do produto, basta apenas selecionar o produto desejado e clicar no botão [F4] Pedidos pendentes para listar os pedidos pendentes, ou [F5] Entradas pendentes para listar as entradas pendentes.

Analisar cobertura do estoque das lojas considerando o saldo da central de distribuição

Ao escolher uma das opções de média simples e informar um valor no filtro  "Com cobertura do estoque: Menor ou igual a X dias" , será habilitada uma nova opção com a descrição "Considerar saldo da central", conforme imagem a baixo:

Com esta opção habilitada o sistema irá considerar se o saldo da central é suficiente para reabastecer a necessidade da loja, nesse caso basta aguardar o reabastecimento automático.

Outra opção é a "Agrupar resultado das lojas", ela vai somar as previsões e saldo das lojas, junto com o saldo da central. A opção mencionada acima de considerar o saldo da central, utiliza o resultado dessa consulta agrupada para retornar as lojas, por isso caso tenha alguma dúvida sempre utilize esta opção para ver o resultado agrupado considerando o saldo da central.

Produtos com sobra de estoque

Utilize o filtro "Com cobertura do estoque: Maior ou igual a" para consultar os produtos com excesso de saldo para a demanda atual. Produtos nessa situação correm o risco de passar de sua data de validade e gerar prejuízo. 

Produtos com risco de ruptura de estoque

Utilize o filtro "Com cobertura do estoque: Menor ou igual a" para consultar os produtos com risco de ter ruptura em seu estoque. Para refinar ainda mais a consulta, utilize o filtro "Produtos classificados como:" e habilite somente os produtos do tipo A ou B, como resultado teremos os produtos com maior participação no faturamento da loja e que correm o risco de faltar na gondola.

 

Outras análises podem ser feitas usando os demais filtros da consulta.

Caso queira saber mais sobre como o sistema chegou a previsão de venda atual, utilize a opção "[F3] Previsão de venda".

Para saber mais sobre previsão de venda clique aqui.

 

 

 

 


Gestor \ Saldo do estoque

Escrito por Josué Diniz Lourenço e revisado por Diego Gonçalves em 19/09/2021.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/442