Organização estratégica das gôndolas - planograma

Muito mais do que um espaço onde os produtos são expostos, as gôndolas têm relação direta com o desempenho das vendas da loja. Por isso, a posição de cada item nas prateleiras deve ser pensada de forma estratégica, não aleatória.

Segue alguns erros comuns na organização das gôndolas e como o sistema ajuda a evitá-los:

– Não privilegiar produtos que geram maior lucratividade e aumento de transações (ticket médio)

No menu “Estoque -> Vendas/saídas -> Curva ABC com giro do estoque” é possível consultar os principais produtos, classificados como A e B. Sabendo disso, diversas ações podem ser tomadas, como: dar destaque nas gôndolas, deixar na altura dos olhos do cliente, não deixar na entrada da loja, para fazer o cliente andar pela loja até o produto que procura.

Também está disponível na consulta o giro do estoque dos produtos. Sabendo dessa informação, é possível tomar decisões como diminuir o giro de produtos do tipo C e aumentar o giro do estoque de produtos com maior lucratividade, através do gerenciamento das compras.

– Misturar segmentos distintos no mesmo planograma (organização dos produtos na gôndola)

O sistema permite classificar os produtos em uma estrutura mercadológica, composta por departamento, setor, grupo e subgrupo. Isso pode ser feito no cadastro do produto ou, para alterar vários produtos ao mesmo tempo, no menu “Estoque -> Estrutura mercadológica/categoria -> Manutenção -> Classificar produtos na estrutura mercadológica”.

Esta classificação será responsável por organizar os produtos nos setores da loja e também para acompanhar o desempenho de suas vendas. Diversos relatórios de venda podem ser consultados por estrutura mercadológica.

Exemplos: “Estoque -> Vendas/saídas -> Listagem -> Vendas por loja/estrutura mercadológica” e “Estoque -> Vendas/saídas -> Curva ABC com giro do estoque

– Não reavaliar o planograma periodicamente (aplicando mudanças e melhorias) e medir o resultado de uma nova organização da gôndola

Como vimos no item acima, é possível avaliar o desempenho da organização dos produtos facilmente. Para ampliar essa avaliação, o sistema possui o controle de metas de venda por departamento, disponível no menu Estoque -> Vendas/saídas -> Controle metas para departamentos -> Manutenção”.


Gestor \ Vendas

Escrito por Josué Diniz Lourenço e revisado por Rafael de Oliveira em 19/04/2024.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/327