Atualização para NF-e 4.00 e Bloco X

A nova versão da NF-e 4.00 que entrou em vigor 04/12/2017 e é obrigatória a partir de 02/07/2018, exige algumas alterações relativas a sistema operacional do cliente. Esta nova versão utiliza o protocolo de segurança TLS 1.2. Este tipo de protocolo funciona somente em sistemas operacionais Windows mais atuais.

O sistema ”Market Documento Eletrônico” foi atualizado para utilizar este novo protocolo. Por medida de compatibilidade e segurança, a versão do framework utilizada foi a 4.6. Este framework restringe ainda mais a lista de sistemas operacionais compatíveis.

Segue a lista de sistemas operacionais compatíveis:

Com exceção do Windows 10 e Windows Server 2016, será necessário instalar a versão do framework 4.6 manualmente.

Todos os sistemas listados devem estar atualizados.

Além da atualização do framework e demais atualizações do Windows, deve ser marcado nas opções de internet, guia “Avançadas”:

Esta nova versão do MDE, conta também com a implementação do Bloco X, para mais informações consulte http://www.conhecimento.market.com.br/artigo/211.

Download instalador on-line do framework 4.6: https://www.microsoft.com/net/download/thank-you/net46?survey=false

Download instalador off-line do framework 4.6: https://www.microsoft.com/pt-br/download/confirmation.aspx?id=48137

Instalação do novo MDE (versão mínima 18.5.10.1)

Para efetuar a instalação do MDE novo, você deve ficar atento a instalação do windows. Conforme a tabela mencionada acima, o windows deverá conter o framework 4.6 e conter todas as atualizações disponiveís para aquela versão.

A pasta onde se encontra esta nova versão está disponível em "\\192.168.60.160\Versao\mde\*" ou arquivo ZIP "\\192.168.60.160\Versao\mde.zip".

No cliente, o MDE deverá estar na pasta padrão "<root Market>\MDE\", ou seja, "<Unidade>:\market\MDE\". Isso para seguirmos um padrão.

Após efetuar instalação do MDE, as atualizações do windows, framework e se necessário as cadeias certificadoras, entrando no MarketGestor com seu usuário de suporte, no menu de parâmetros (Sistema -> Parâmetros -> Gerais), menu lateral "02 - Estoque -> 12 - Nota fiscal" e guias "Eletrônica -> Geral", a opção "Ativar NF-e 4.00 (em fase de testes)" deverá ser ativada e os parâmetros deverão ser gravados.

Efetue testes nesta mesma guia, na grade de lojas pela opção "Testar". Caso haja retorno positivo, a instalação funcionou, caso contrário, reveja as atualizações do windows ou análise a mensagem de retorno da Sefaz.

Ao termino da atualização, preferencialmente a pasta anterior do MDE deverá ser renomeada e os atalhos para o mesmo (inicializar e desktop) deverão ser atualizados para nova pasta.


Gestor \ Documento eletrônico (MDE)

Escrito por Daniel da Silva Diniz e revisado por Hariel de Souza em 16/07/2018.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/220