Configuração e criação de pauta por tipo de cliente (Contribuinte/Consumidor final)

Quando a venda é tributada de forma diferente para cada tipo de cliente, para ter uma margem líquida correta, é necessário criar uma pauta específica para cada caso. Confira nesse artigo como fazer isso.

 

Cadastrando uma pauta para um tipo de cliente específico

Para realizar um cadastro de pauta por tipo de cliente, deve-se entrar, por exemplo, na opção Orçamento -> Atacado (Pauta) -> Pauta de preço -> Manutenção. Conforme imagem ilustrativa abaixo:

Na tela que será apresentada, pode-se realizar as operações de: INCLUSÃO, EXCLUSÃO e EDIÇÃO de uma pauta já existente. Para incluir uma nova PAUTA, deve-se pressionar a tecla ENTER e preencher os dados conforme sua necessidade. Observe na imagem abaixo, o novo campo (grifado na cor verde) chamado Destinatário. Este campo é onde deverá ser escolhido para qual tipo de destinatário esta pauta pertence:

 

No caso do exemplo acima, a pauta em questão é voltada para o tipo de destinatário 3-CONTRIBUINTE E NÃO CONSUMIDOR FINAL mas nada impedirá de criar uma outra pauta para os outros tipos de destinatário, conforme segue:

0 - PADRÃO
1 - NÃO CONTRIBUINTE/CONSUMIDOR FINAL
2 - CONTRIBUINTE E CONSUMIDOR FINAL
3 - CONTRIBUINTE E NÃO CONSUMIDOR FINAL

NOTA:  As pautas do tipo 0-PADRÃO, não tem um tipo de cliente específico e pode ser utilizada em todos os casos.

 

Associando uma pauta a um cliente

Para um cliente específico passar a trabalhar com uma pauta, basta acessar o menu Cadastros -> Base -> Clientes -> Manutenção, digitar ou buscar pelo cliente, e alterar o código da pauta (localizado nas abas Cliente -> Pedido).

 

Associando pautas a um supervisor

Vale ressaltar que se o cliente ou os clientes possuirem um vendedor/supervisor associado, pode-se fazer essa alteração direto em seu supervisor, onde poderá ser configurado todos os tipos de pauta por destinatário, conforme segue:

Na configuração realizada no passo anterior, todos os vendedores e seus respectivos clientes associados ao Supervisor 53, passarão a utilizar a pauta 1 para Não contribuinte  / Consumidor Final, pauta 2 para Contribuinte e Consumidor Final e pauta 15 para Contribuinte e Não Consumidor Final (quadro explicativo em verde).

Desta forma, se o cliente não possuír uma pauta cadastrada, será utilizado como base a pauta cadastrada em seu supervisor. Se este supervisor também não tiver pautas configuradas, o sistema irá considerar a pauta informada no campo 1-Não contribuinte/Consumidor final


Gestor \ Orçamento

Escrito por Matheus Leandro Ferreira e revisado por Josué Diniz Lourenço em 17/11/2018.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/216