Conferência cega do recebimento das mercadorias

A conferência cega permite que você tenha a certeza que a quantidade de itens da nota fiscal esteja de acordo com o que foi recebido fisicamente.

O conferente que recebe a mercadoria deve digitar a quantidade de itens que está recebendo e, se der divergências, tal divergência deverá passar por uma liberação de inconsistências permitindo ao responsável tomar a decisão de acatar ou devolver a mercadoria. Somente se liberado ou se consistente o armazenamento da mercadoria será realizado.

Como o próprio nome diz, esta conferência é "cega", isso por que o conferente não sabe do conteúdo das notas fiscais, sendo obrigado a realmente contar todos os itens que estão sendo entregues. Como principais benefícios desse processo temos:

 

Gerenciando a conferência cega

A ferramenta mais importante nesse processo será a consulta das cargas, é por meio dela que as conferências serão gerenciadas. Para ter acesso a esta consulta, basta ir ao menu "Estoque -> Entradas -> Carga recebimento" ou se estiver na consulta das entradas usar a opção "[F7] Cargas".

Note alguns pontos importantes da imagem acima:

  1. A situação da conferência pode ser acompanhada por observar a descrição da coluna "Situação".
  2. A situação da contagem pode ser observada nas colunas com quantidade da aba "ÍTENS DA CONFERÊNCIA"
  3. Caso a conferência for concluída com diferenças, se for necessário, utilize a opção "[F3] Recontar itens com diferença".
  4. Caso for necessário aceitar uma carga mesmo com diferenças, utilize a opção "[F4] Liberar carga com diferenças"
  5. Na aba "NOTAS FISCAIS DA CARGA" é possível conferir todas as notas fiscais que estão vinculadas a carga, se necessário é possível excluir o vínculo.

 

Realizando a conferência

Para encaminhar as notas fiscais de entrada para a conferência cega, siga os passos a seguir:

  1. Na consulta das notas fiscais de entrada, que pode ser acessada pelo menu "Estoque -> Entradas -> Confirmar entrada", selecione as notas fiscais de entrada que fazem parte da carga do fornecedor e clique na opção "[F5] Vinc.Nova Carga", conforme imagem abaixo: 
  2. Após isso aguarde a conferência da carga pelo coletor. Caso ainda não tenha o sistema Market Coletor, clique aqui para baixar.
  3. Acompanhe a situação da conferência pela coluna "Situação da carga" ou pela consulta das cargas, para abrir esta consulta clique no botão "[F7] Cargas".

 

Caso tenha diferença entre o que foi contato e o que consta nas notas fiscais

Nesse caso siga os passos a seguir:

  1. Abra a consulta das cargas, isso pode ser feito utilizando a opção "[F7] Cargas" ou o menu "Estoque -> Entradas -> Carga recebimento".
  2. Confira se todas as notas fiscais da carga foram adicionadas, conforme indica a imagem abaixo:
  3. Analise a situação dos itens com diferença e se for necessário clique em "[F3] Recontar itens com diferença", conforme imagem abaixo:
  4. Aguarde a recontagem dos itens com diferença.
  5. Se ficar comprovando que está faltando os itens que foram informados nas notas fiscais, entre em contato com o comprador responsável. Se a decisão for de liberar a entrega mesmo com as diferenças, selecione a carga e clique na opção "[F4] Liberar carga com diferenças". Ao fazer isso o sistema irá gerar uma devolução para o fornecedor após a entrada ser confirmada.
NOTA: Será possível consultar como foi realizado as conferências sempre pelo menu "Estoque -> Entradas -> Carga recebimento", para consultar cargas antigas desmarque a opção "Somente cargas em aberto".
DICA: Caso tenha necessidade de alterar as notas fiscais que fazem parte da carga, isso pode ser feito sem problemas mesmo durante o processo de conferência. As notas fiscais podem ser excluídas ou adicionadas na carga, mesmo durante o processo de conferência. Para isso entre na consulta das cargas, na aba "NOTAS FISCAIS DA CARGA" e faça as alterações necessárias. Algo que pode dificultar a conferência durante estas alterações é o fato do parâmetro "Durante a conferência, bloquear produtos que não estejam nas notas fiscais da carga" estar habilitado, caso queira desabilitar entre nos parâmetros de "Confirmação" das entradas.

Para mais informações sobre o processo de confirmação da entrada clique aqui.

 


Gestor \ Entrada

Escrito por Josué Diniz Lourenço e revisado por Hallan Serafim Pagani em 15/07/2018.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/95