Corrigindo Problemas de NFC-e pendentes ou não encontradas no Supervisor

Armazenamento

Caso ocorra algum tipo de rejeição por parte do SEFAZ, Market Frente em modo Off-line, Market Documento Eletrônico(MDE) fechado ou problemas de conexão, a NFC-e será armazenada na pasta "C:\Frente_logs\Vendas_Pendentes" para que seja enviada posteriormente. Quando solucionado o problema que estava impossibilitando o envio da NFC-e e a mesma for aceita na SEFAZ, ela será enviada para a pasta "C:\Frente\Envia" para ser processado no Market Supervisor com seu protocolo de autorização.

Envio de Pendentes

O Market Frente inicia um ciclo de envio de NFC-e pendentes na abertura de uma venda no caixa, isso ocorre a cada termino de ciclo, ou seja, ela só vai iniciar o envio das pendentes quando o envio anterior estiver terminado. Também pode-se iniciar o envio das NFC-e pendentes através do menu "Enviar pendentes" (Atalho 4-8-4). O envio de pendentes não ocorrerá quando Market Frente estiver em modo Off-Line.

Conferência

Ao finalizar o dia na tela de conferência do supervisor, caso exista alguma NFC-e que se encontra sem protocolo ou que não esteja no Market Supervisor, não será possível encerrar o dia sendo apresentado a seguinte mensagem:

Após clicar em corrigir, o sistema abrirá a tela do analisador de logs na guia "NFC-e sem protocolo", resultando todas as NFC-e que não tem protocolo ou que não estão no Market Supervisor. Nesta tela existe o botão "Adicionar Protocolos", que vai consultar a chave da nota na SEFAZ. E no campo "Resultado Consulta" será exibido o retorno da consulta.

Alguns dos possíveis resultados são:

Nota: No estado do Paraná pode retornar o motivo que a nota não foi aceita na SEFAZ.

Na grade existem dois campos que serão necessários para correção das NFC-e pendentes ou que não foram encontradas no Market Supervisor. O campo "Série" indica a série da NFC-e(número do caixa) e o campo "Número" é o número da NFC-e.

 

Descobrindo o motivo da rejeição:

Caso o retorno da consulta for 217, temos que descobrir qual a rejeição da NFC-e, No analisador de logs ou "Supervisor->Logs->Analisador de logs de Venda" na guia "Logs do documento eletrônico" apontemos a pasta de logs do MDE do dia atual e o IP da NFC-e depois clicamos em analisar e processar. No campo "Motivo" será exibido o motivo da rejeição.

Rejeições

Algumas das rejeições que podem ocorrer e como corrigir:

Recuperando vendas não encontradas na base do Supervisor

Quando a venda não subiu para o Market Supervisor temos que tentar fazer alguns procedimentos:


Frente de caixa \ Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e)

Escrito por Hariel de Souza e revisado por Daniel da Silva Diniz em 24/04/2024.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/94