Configurando e-commerce integrado diretamente com o Market Gestor.

Nota: Este artigo parte do princípio que o serviço de integração já está instalado, caso isso ainda não tenha sido feito, entre em contato com o suporte da Market.

Um e-commerce pode ser, por exemplo, um site, iFood, Mercado Livre, dentre outros. Para cada um desses será necessário efetuar o seu cadastro no sistema seguindo os passos:

1 - Cadastre os planos de pagamento

Acesse o menu Cadastros -> Financeiro -> Planos de pagamentos e cadastre um plano de pagamento para cada forma de pagamento no e-commerce, habilitando o atributo Aceito no e-commerce. Veja um exemplo abaixo:

Nota: O que vai determinar se a compra vai ser paga no momento que ela foi realizada ou na hora da entrega da mercadoria será o atributo Pago na entrega

2 - Cadastre um supervisor 

Acesse o menu Cadastros -> Base -> Supervisor e cadastre um supervisor para as vendas desse e-commerce.

Conforme indicado na imagem abaixo, acesse a aba E-commerce e cadastre os planos de pagamento que o e-commerce vai utilizar em cada loja.

2.1 Pauta de preços

Note também que temos a opção de informar uma Pauta de preços; se desejar controlar os preços por meio de uma pauta de preços informe ela, caso contrário o sistema irá utilizar o preço da loja.

Se for utilizar pautas de preços, antes habilite o e-commerce no cadastro dela, conforme imagem abaixo:

3 - Cadastre o vendedor 

Acesse o menu Cadastros -> Base -> Vendedor -> Manutenção cadastre o e-commerce como vendedor, e vincule o supervisor cadastrado no item acima.

Agora habilite a opção indicada na imagem abaixo:

 


Nesse ponto o e-commerce já está pronto para a integração.

Alguns tipos de e-commerce permitem uma integração diferenciada com cada cliente; para esses casos temos esse passo adicional:

4 - Configure o cliente (Opcional)

Acesse o menu Cadastros -> Base -> Clientes -> Manutenção e abra a aba E-commerce conforme indicado na imagem abaixo:

Aqui temos a opção de adicionar uma regra para o cliente se necessário, caso não se informe o sistema utilizará o que foi configurado no supervisor do e-commerce.

Há duas configurações possíveis:

  1. Plano de pagamento: Adicionar um plano de pagamento adicional para o cliente. Por exemplo: ele agora pode pagar por boleto e somente após receber a mercadoria.
  2. Pauta de preços: Também temos a opção de informar uma pauta de preços diferenciada para o cliente. 

 

5 - Deixe os produtos disponíveis para o e-commerce

Após as configurações acima, ative os produtos que poderão ser vendidos via e-commerce e altere o seu nome se necessário, para saber mais sobre como fazer isso clique aqui.

 

 

6 - Separação e finalização dos pedidos

NOTA: A separação da mercadoria pode ser feita por meio de listagens emitidas pelos sistemas da Market, mas caso for necessário alterar algum item do pedido isso deve ser feito diretamente no site do e-commerce.

Os pedidos feitos pelo e-commerce serão gerenciados pelo módulo de orçamentos do sistema Market Gestor. Sendo assim, quando falamos em código do orçamento será o mesmo que código do pedido. No módulo de orçamento temos duas formas de separação e finalização:

6.1 Separando e emitindo a nota fiscal do pedido usando o Market Gestor

Para separar use o relatório no menu "Orçamento -> Listagem -> Venda orçamento", suas opções podem ser alteradas conforme sua necessidade mas uma sugestão está abaixo:

NOTA: Como o sistema de e-commerce é independente o seu código de referência para o pedido pode ser diferente do código utilizado no sistema da Market. Sendo assim, nesse relatório é informado ao lado direito do código do pedido o código de referência no site e-commerce. Note no exemplo abaixo:

Após a separação o pedido pode ser finalizado emitindo sua nota fiscal no menu "Orçamento -> Nota fiscal de orçamento".

6.2 Separando e finalizando o pedido pela frente de caixa

Para separar as mercadorias sigam o seguinte passo:

6.2.1-Pressione a tecla "Orçamento/Cheque" na tela de venda sem cupom fiscal aberto, isso vai abrir a tela de exemplo abaixo:

6.2.2-Nessa tela digite o código do orçamento ou pressione "+" ou "Orçamento/Cheque" para abrir a consulta dos orçamentos em aberto e selecionar o desejado.

6.2.3-Das opções apresentadas abaixo, escolha a opção "[2] Imprimir gerencial":

6.2.4-Após a separação para finalizar o pedido siga os mesmos passos anteriores, só que ao final escolha a opção "[1] Cupom fiscal"

 

7 - Cancelando o pedido

7.1 - Se o pedido estiver pendente

Um pedido nessa situação pendente pode ser cancelado de duas formas .. pelo E-commerce ou manualmente acessando o Market Gestor no menu  "Orçamento -> Normal -> Manutenção" ( basta clicar em Aplicar, selecionar o orçamento e usar a opção Cancelar)

7.2 - Caso o pedido já foi finalizado, com documento fiscal.

No caso de já se ter emitido uma nota fiscal ou cupom fiscal, esse processo só pode ser feito acessando o menu "Orçamento -> Cancelamento -> Nota fiscal e/ou orçamento" no sistema Market Gestor.

 


Gestor \ E-commerce

Escrito por Josué Diniz Lourenço e revisado por Hariel de Souza em 24/04/2024.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/595