Configurando e-commerce integrado diretamente com o Market Gestor.

Nota: Este artigo parte do princípio que o serviço de integração já está instalado, caso isso ainda não tenha sido feito, entre em contato com o suporte da Market.

Um e-commerce pode ser, por exemplo, um site, iFood, Mercado Livre, dentre outros. Para cada um desses será necessário efetuar o seu cadastro no sistema seguindo os passos:

1 - Cadastre um plano de pagamento padrão

Acesse o menu Cadastros -> Financeiro -> Planos de pagamentos e cadastre um plano de pagamento padrão para o parceiro, habilitando o atributo Aceito no e-commerce. Veja um exemplo abaixo:

Nota: O que vai determinar se a compra vai ser paga no momento que ela foi realizada ou na hora da entrega da mercadoria será o atributo A Vista.

2 - Cadastre um supervisor 

Acesse o menu Cadastros -> Base -> Supervisor e cadastre o supervisor das vendas desse e-commerce, se desejar pode utilizar os dados do próprio e-commerce.

Conforme indicado na imagem abaixo, acesse a aba E-commerce e clique em Habilitar nas lojas em que o e-commerce irá funcionar. Também informe o plano de pagamento cadastrado no item acima.

Note também que temos a opção de informar uma Pauta de preços; se desejar controlar os preços e produtos por meio de uma pauta de preços, informe aqui o código dela. No entanto, antes de utilizar uma pauta no e-commerce ela deve estar habilitada para isso, conforme a imagem abaixo indica:

Não é obrigatório informar uma pauta de preços; caso não seja informada, o parceiro venderá as mercadorias cadastradas como disponíveis para e-commerce utilizando os preços da frente de caixa. Note na imagem abaixo a opção do cadastro do produto que o habilita para e-commerce:

Para alterar diversos produtos ao mesmo tempo, utilize o menu Estoque -> Produto -> Diversas rotinas -> Manutenção de dados dos produtos.

3 - Cadastre o vendedor 

Acesse o menu Cadastros -> Base -> Vendedor -> Manutenção cadastre o e-commerce como vendedor, e vincule o supervisor cadastrado no item acima.

Agora habilite a opção indicada na imagem abaixo:

 


Nesse ponto o e-commerce já está pronto para a integração.

Alguns tipos de e-commerce permitem uma integração diferenciada com cada cliente; para esses casos temos esse passo adicional:

4 - Configure o cliente (Opcional)

Acesse o menu Cadastros -> Base -> Clientes -> Manutenção e abra a aba E-commerce conforme indicado na imagem abaixo:

Aqui temos a opção de adicionar uma regra para o cliente se necessário, caso não se informe o sistema utilizará o que foi configurado no supervisor do e-commerce.

Há duas configurações possíveis:

  1. Plano de pagamento: Adicionar um plano de pagamento adicional para o cliente. Por exemplo: ele agora pode pagar por boleto e somente após receber a mercadoria.
  2. Pauta de preços: Também temos a opção de informar uma pauta de preços diferenciadas para o cliente. 

 


Gestor \ E-commerce

Escrito por Josué Diniz Lourenço e revisado por Rafael de Oliveira em 21/06/2021.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/595