Etiquetas de desconto

Para evitar a perda de produtos que já chegaram em sua data de validade, o sistema Market Gestor possui a opção de aplicar um desconto especial aos produtos que estejam perto de sua data de validade.

Este processo consiste em emitir uma etiqueta de desconto e fixar ela sobre o código de barras original do produto, a frente de caixa irá utilizar esse novo código de barras para efetuar a venda.

 

Emitindo uma etiqueta de desconto

Para emitir uma etiqueta de desconto entre no sistema Market Supervisor e acesse o recurso chamado "Mata Burro", conforme indica a imagem abaixo:

 

Note na imagem acima que o recurso para a impressão desse tipo de etiqueta é o "F10-Etiqueta de desconto", e que na tela que será aberta o sistema apresenta os seguintes campos:

Caso o produto for um item de balança, nesse momento será necessário escanear o código de barras que a balança gerou, da mesma forma será gerado uma etiqueta que deve ser fixada sobre o código de barras da balança.

Note abaixo um exemplo de etiquetas de desconto:

NOTA: Para gerar uma etiqueta de desconto o usuário deve ter permissão para alterar preços no sistema Market Gestor.

 

Fluxo do processo de etiquetagem dos produtos com desconto

No fluxo abaixo notamos que os produtos devem ser recolhidos e etiquetados individualmente, cada etiqueta é vinculada a um determinado produto e por isso não deve ser utilizado em outro. Na área dos produtos com desconto será necessário instalar uma máquina Busca Preço para o cliente consultar o preço do produto com o desconto, já que na etiqueta será informado somente o percentual de desconto e não o preço final.

Devoluções de mercadoria

Caso o cliente devolva uma mercadoria com etiqueta de desconto fixada, o colaborador deve conferir a data de validade do produto e imprimir uma nova etiqueta de desconto.

NOTA: Por questões de segurança uma etiqueta de desconto só pode ser utilizada uma única vez pela frente de caixa.

 

Consultar resultado das vendas com etiqueta de desconto

As vendas com etiquetas de desconto podem ser consultadas em três locais no sistema Market Gestor, que são:

1-Consulta das vendas com etiqueta de desconto.

No sistema Market Gestor acesse o  menu "Estoque -> Vendas/saídas -> Etiquetas de desconto -> Consultar vendas com etiqueta de desconto". Com esta consulta será possível filtrar as vendas por fornecedor, estrutura mercadológica, código ou nome do produto e loja. Note que o objetivo desta consulta é mostrar a margem líquida desse tipo de venda, controlando assim se ouve prejuízos. 

Para saber mais sobre as vendas de um determinado produto, selecione o item e clique em "[F2] Mais detalhes sobre a venda com desconto"

2-Consultar detalhes das vendas com etiqueta de desconto

Esta é a consulta que o item 1 acessa ao clicar na opção "[F2] Mais detalhes sobre a venda com desconto", mas para acessar diretamente esta consulta acesse o menu "Estoque -> Vendas/saídas -> Etiquetas de desconto -> Consultar detalhes das vendas com desconto".

Esta consulta irá se conectar na base da loja informada e pesquisar os itens dos cupons fiscais com a etiqueta de desconto e também seu responsável. No campo "Pesquisa" é possível pesquisar por código de barras da etiqueta e do produto e também por código do produto e seu nome.

 

3-Curva ABC

No sistema Market Gestor acesse o  menu "Estoque -> Vendas/saídas -> Curva ABC com giro do estoque", com esta consulta é possível verificar facilmente distorções nas margens de venda dos produtos, o que pode ocorrer quando tiver vendas com etiqueta de desconto. Quando for preciso ver o que gerou a margem líquida apresentada nessa consulta, clique na opção "[F3] Detalhes da venda" e se for uma venda com desconto será possível detalhar ainda mais clicando na opção "Detalhar vendas com etiquetas de desconto". Note na imagem abaixo essas opções:

 

 


Supervisor \ Preço

Escrito por Josué Diniz Lourenço e revisado por Josué Diniz Lourenço em 13/12/2019.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/394