Rejeição 204 / 539 - Duplicidade de NF-e

Sintomas

Erro na emissão de NF-e

Causa

Problema de sincronização anterior com a Sefaz


Ao emitir uma NF-e e se deparar com um retorno de rejeição com código 204 ou 539, com a descrição "Duplicidade", deverá ser utilizado três opções para solução deste problema:

  1. Vincular a chave existente ao seu registro pertencente;
  2. Cancelar a NF-e através de chave e protocolo;
  3. Efetuar a importação de XML pela ferramenta de importação.

Exemplo de mensagem de erro:

Recibo NF-e: 
SEFAZ: 204-Rejeicao: Duplicidade de NF-e [chNFe:42180573396442000172550030000355781000355789]
SUGESTÃO: A nota fiscal já existe na Sefaz. Provavelmente houve um erro de comunicação anterior no qual enviou uma nota fiscal mas não obteve retorno da Sefaz. Há dois procedimentos neste caso: vinculação do registro da Sefaz no sistema ou o cancelamento de nota fiscal não cadastrada. Entre em contato com o Suporte Market.

Vincular a chave existente ao seu registro pertencente

Ao receber a mensagem de duplicidade, efetue a consulta da chave exibida na mensagem no site da NF-e. Efetue o download do XML e coloque na pasta de XML conforme parâmetro de destino de emissão da NF-e. A nomenclatura do XML deverá ser "<chave acesso>-nfe.xml".

Após efetuar o download do XML, é necessário identificar a que registro do sistema pertence esta chave. Na consulta da NF-e, na guia "Informações  Adicionais", encontre a referência do movimento, conforme imagem abaixo:

Neste caso, a chave se refere ao movimento 25, com número do registro 112689.

Encontrando o menu referente a emissão deste tipo de movimentação. Localize o registro e procure na tela o botão "Vincular NF-e existente na Sefaz".

Ao clicar neste botão, será solicitado a chave da NF-e duplicada. Após informar o XML será vinculado automaticamente ao movimento selecionado.

Caso ocorra alguma divergencia entre o XML da Sefaz e o registro, o sistema exibirá uma mensagem informando o que deverá ser corrigido (validações de emitente, destinatario, valor total da NF-e, total de ICMS e de ICMS ST).

Cancelar a NF-e através de chave e protocolo

Caso não seja possível a vinculação desta NF-e a um registro, você poderá cancelar a NF-e, caso ainda esteja no prazo determinado pelo Sefaz de origem.

Através do menu "Estoque -> Nota fiscal -> NF-e -> Cancelamento (NF-e não cadastrada no sistema)", informe a chave e clique em "Consultar protocolo". O protocolo será exibido e a partir deste momento a NF-e poderá ser cancelada pelo botão "Confirma".

Efetuar a importação de XML pela ferramenta de importação

Esta ferramenta só deverá ser utilizada em último caso. Somente se as anteriores não forem suficientes para vinculação ou cancelamento da NF-e duplicada.

Através do menu "Estoque -> Nota fiscal -> NF-e -> Importar NF-e próprias", indique a pasta aonde se encontra os XML's e efetue a importação clicando no botão "Importar NF-e".

Este procedimento será necessário intenverção da equipe de programação para efetuar a atualização do último número da NF-e na loja.


Gestor \ Nota fiscal

Escrito por Daniel da Silva Diniz e revisado por Matheus Leandro Ferreira em 08/12/2018.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/236